BRUCE DICKINSON - Palestra de encerramento CIAB

June 20, 2015

O CIAB FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras - é um evento que ocorre anualmente em São Paulo e reúne os maiores fornecedores de tecnologia do setor, bem como os principais agentes financeiros do nosso país. Além da exposição de equipamentos e soluções, tal congresso conta também com uma série de palestras e apresentações conduzidas por profissionais e por pessoas importantes dentro do contexto financeiro brasileiro e internacional. Neste ano de 2015, o CIAB ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center, sendo que o evento completou a marca histórica 25 anos de edições consecutivas.

 

E para celebrar esta data especial, o palestrante que fechou esta 25ª edição foi ninguém menos do que Bruce Dickinson, o qual, além de ser mundialmente conhecido como a voz que comanda os shows do Iron Maiden, vem se tornando referência mundial em termos de empreendedorismo e capacidade criativa de gerir negócios diversos.

 

Bruce Dickinson, além de vocalista do Iron, é piloto de aeronaves (é ele quem pilota o Boeing 757 conhecido como Ed Force One, levando a banda, equipe e equipamentos através do mundo, durante as turnês), é proprietário de uma empresa que faz manutenção de aeronaves (Cardiff Aviation - UK) e recentemente anunciou a criação de uma nova companhia aérea que operará vôos comerciais na Europa; segundo o que anda sendo divulgado na imprensa britânica, a empresa já entrou com o pedido de autorização de operação, já comprou um equipamento 737 da marca Boeing e já está providenciando a aquisição de mais duas aeronaves.

 

Num lance de muita sorte, o Star Trips conseguiu acesso para assistir a esta palestra final do CIAB conduzida por este ícone do heavy metal britânico. E o mais legal... Ficamos na primeira fila, na cara do gol... Vimos o mito de pertinho... Em alguns momentos estivemos a pouco mais de 5 metros deste pequeno grande homem (em termos de altura ele não é muito avantajado, mas em termos de carisma e domínio do público, o cara é um verdadeiro monstro). Por pouco não tivemos acesso ao seu camarim e da oportunidade de falar pessoalmente e tirar uma foto junto à fera. Mas por exigência do próprio Bruce Dickinson, o acesso em seu ambiente particular ficou limitado a apenas 9 pessoas, o que acabou demandando um esquema de segurança mais reforçado. Mas estar lá e poder simplesmente acompanhar de perto a palestra já foi uma grande honra para este pequeno canal de divulgação do bom e velho rock and roll.

 

O tema central da palestra de Bruce Dickinson é "Turning your customers into fans", ou seja, transformar seus clientes em fãs. E de cara ele já saiu com a afirmação de que "odeia clientes, pois estes tem o poder da escolha"; em sua visão, as empresas devem mudar o foco de atuação de forma a desenvolver e travar relacionamentos mais próximos e sinceros com seus clientes, pois desta forma, os mesmos serão fieis ao extremo, tal qual um verdadeiro fã de heavy metal que simplesmente adora e idolatra suas bandas preferidas. Neste sentido, ele citou a Apple, a qual ao longo dos anos conseguiu desenvolver em seus clientes um verdadeiro sentimento de fidelidade em relação aos seus produtos.

 

A apresentação de Bruce Dickinson é muito dinâmica e envolvente, sendo que ele sabe muito bem concatenar todos os temas, bem como o encadeamento das diversas ideias que estão por trás de cada parte da palestra. Além dos pontos destacados acima, ele falou sobre o lance de ser piloto, sobre a criação da empresa de manutenção de aeronaves, sobre a criação da cerveja Trooper e mais uma pancada de assuntos extremamente interessantes a respeito de como ele consegue gerenciar seu tempo e seus negócios.

 

No final, entrou em cena um mediador do evento, o qual travou uma conversa em formato de talk show com Bruce Dickinson, fazendo algumas perguntas previamente estabelecidas pela produção e outras encaminhadas por pessoas da audiência. Fato interessante ocorrido logo na primeira pergunta, a qual abordou a recente doença de Dickinson, é que ele não quis falar sobre o assunto e de certa forma atropelou o interlocutor indicando de forma educada, porém firme, de que gostaria de falar sobre outros temas. E a partir de então a entrevista ocorreu de forma bem tranquila e descontraída.

 

Já no finalzinho da conversa, falando sobre o Iron Maiden, Bruce Dickinson confirmou que o recente vazamento a respeito de um novo álbum da banda é procedente e que o lançamento do mesmo deverá ocorrer no mês de setembro de 2015 e que uma nova turnê será realizada a partir de então. Ou seja, podemos esperar pela passagem deles mais uma vez aqui pelas bandas tupiniquins.

 

Brincando com a organizadora do evento, já após o término do mesmo, sugerimos que o CIAB do ano que vem traga Ozzy Osbourne como palestrante final do Congresso. Seria uma boa ideia?

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags