HEAVY METAL, É VOCÊ???

September 13, 2015

O Heavy Metal nasceu no Reino Unido, no final dos anos 60, começo dos 70. Teve origem no Bules Rock e no Rock Psicodélico, porém com uma batida de bateria mais agressiva e bem mais rápida, um baixo bem marcado, guitarras que abusavam da saturação dos amplificadores valvulados, vozes mais gritadas e composições em tons menores, o que dava um ar mais sombrio e pesado às músicas.

 

O termo Heavy Metal surgiu na canção clássica da banda Steppenwolf, “Born to be Wild” que rapidamente se tornou um hino da geração Hippie Pós-Woodstok, os quais o usavam para descrever qualquer coisa que fosse mais denso, profundo, pesado; assim como na música "I like smoke and lightning/Heavy metal thunder/Racin' with the wind/And the feelin' that I'm under."

 

Bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple deram o pontapé e rapidamente surgiram outras como Thinn Lizzy, Judas Priest, Iron Maiden, Saxon e Scorpions.

 

Com guitarras distorcidas e os solos virtuosos sugiram os primeiros guitar heroes, tais quais Ritchie Blackmore, Jimmy Page e mais adiante Dave Murray, Michael Schenker, Randy Rhoads, Yngwie Malmsteen, Steve Vai, entre muitos outros.

 

Nos anos 80 vieram as derivações como o Trash Metal, liderados por Metallica, Megadeath, Slayer, além do Glan, Black, Death, White, Gotic Metal entre muitos outros estilos, porém sempre mantendo a pegada Metal, com muita distorção!!!!

 

Os fãs de Heavy Metal ficaram mundialmente conhecidos por Metalheads ou Headbangers, por balançarem alucinadamente suas cabeças durante a execução das músicas.

 

É claro que existe muita coisa para falar do Heavy Metal; muita coisa boa e muita coisa ruim; mas vamos destrinchar este tema nos próximos artigos e nas famosas “Mesas de Rock”, debates sobre o bom e velho Rock n' Roll, promovidas pelos fanáticos do Star Trips, capitaneados pelo Chefe Betão!

 

Discografia básica:

(Você tem outra?? Por favor, deixe-nos saber!! Você pode ser o convidado para a próxima Mesa de Rock!)

 

1.  Black Sabbath – Paranoid

 

O segundo álbum e até hoje o mais vendido da banda, além de ser considerado o disco mais influente do Heavy Metal. Sucessos como "Paranoid", "War Pigs" e "Iron Man" são essenciais até hoje e não podem deixar de serem executados nos shows banda. Este álbum inicialmente deveria se chamar “War Pigs”, pois a música é um crítica à guerra do Vietnan e aos “Senhores da Guerra”, mas como a intenção era entrar no mercado americano, optou-se por um outro título para ao álbum, menos ofensivo, o que não fez a mínima diferença!!!

 

 

2.  Judas Priest – British Steel

 

Lançando em 1980, marcou toda uma geração de Headbangers, impulsionado pelo hino "Breaking the Law", um marco no Heavy Metal na era Pós-Punk. O álbum ainda conta com grandes sucessos da banda como "Living After Midnight", "Grinder" e "Metal Gods", apelido que a banda tem até hoje!

 

 

3.  Iron Maiden - The Number of the Beast

 

Este álbum foi responsável pela repercussão internacional da banda. A música "Run to the Hills" foi lançada em 1982 como single e rapidamente atingiu o topo das paradas na época, sendo muito elogiada por toda a crítica, tanto no Reino Unido, quanto nos EUA. O álbum conta com o grande sucesso "The Number of the Beast", um dos maiores clássicos do Heavy Metal.

 

 

4.  Scorpions – Blackout

 

A banda fundada em 1965 pelos irmãos Rudolf e Michael Schenker, lança em 1982, o seu maior sucesso e sem dúvida um álbum que iniciaria uma fase de virtuosismo no Heavy Metal. Com a saída de Uli John Roth, que havia substituído Michael Schenker, que foi para o U.F.O. - outra importante banda do Heavy Metal - assume em seu lugar Mathias Jabs, considerado um dos grandes virtuosos da guitarra dos anos 80. A música título do álbum, "Blackout", estoura nos EUA e lança a banda como uma das mais requisitadas nos anos 80.

 

 

5.  Saxon - Wheels of Steel

 

She got wheels, wheels of steel!!!! Sem medo de errar, uma das bandas mais carismáticas do Heavy Metal, responsável pela introdução das letras épicas, envolvendo histórias de guerras, grandes viagens dos povos do norte da Europa etc. A banda inglesa lança este álbum em 1980 e rapidamente atinge o topo das paradas no Reino Unido. A primeira faixa, "Motorcicle Man", foi uma das músicas mais executadas da década!

 

 

6.  Motorhead – Ace of Spades

 

"Ace of Spades" é o quarto álbum deste trio insano, liderados pelo baixista, lenda do Heavy Metal, Lemmy Kilmister. O Baixo de Lemmy mais parece uma guitarra base, mais grave, assim como a sua voz grave, potencializada pela regulagem dos pedestais de microfones, sempre acima da cabeça. Uma semana após o seu lançamento em novembro de 1980, o álbum foi aclamado como o melhor álbum de Heavy Metal que qualquer banda poderia fazer, com composições e produção excelentes.

 

 

7. Ozzy - Blizzard Of Ozz

 

Ozzy foi demitido do Black Sabbath em 1979 e rapidamente montou um grupo com o incrível Randy Roads nas guitarras, iniciando sua primeira parceria com grandes guitarristas! O álbum, aclamado até hoje, recebeu 4 discos de Platina nos EUA e vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo todo. Os riffs de Roads são os grandes destaques em faixas como "Crazy Train" e "Mr. Crowley".

 

 

8.  Dio – Holy Diver

 

Mais de 2 milhões de cópias vendidas!! Recém saído do Black Sabbath, banda que consolidou Dio como um dos melhores vocalistas do Heavy Metal, o “dono” do “METAL HORNS” lança em 83 o primeiro álbum de sua carreira solo, com o monstro Vinnie Appice na batera (que lhe acompanharia até o fim da carreira), Jimmy Bain, ex Rainbow, no baixo e Vivian Campbell nas guitarras; um super grupo!!!

 

 

9.  Metallica – Kill ‘Em All

 

O ano era 1983, eu tinha 15 anos!! Este álbum caiu como uma bigorna de 500 kilos na minha cabeça!!!! Já começa com "Hit the Lights", uma porrada; depois, "The Four Horsemen", "Motorbreath"!!! Cara, o que era aquilo????  O baixista Cliff Burton, morto em um acidente em 1986, fazia toda a diferença; escute "(Anesthesia) Pulling Teeth". No lado B, a célebre e, sem dúvida, a mais executada pela banda até hoje, “Seek & Destroy”!!

 

 

10.  Slayer - Reign in Blood

 

“No início, quando não havia planos, trilhas, limites ou exemplos a seguir, Slayer assolou o mundo com um hibrido de Punk e Metal!”; é assim que a própria banda define o seu som no início de carreira e isso se traduziu no álbum de maior sucesso que eles já produziram! 10 entre 10 headbangers que conheço listam este álbum entre os 10 melhores do Trash Metal!!!

 

 

Abraço a todos e como dizem alguns amigos meus, "O METAL VENCEU!!!"

 

Oity

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive