BLACK SABBATH - PARANOID - 45 ANOS!!

September 18, 2015

O segundo álbum da banda Black Sabbath e até hoje o mais vendido da banda, com mais de 4 milhões de cópias vendidas, é sem dúvida o álbum que mais influenciou o Heavy Metal da forma como o conhecemos.

 

Paranoid foi lançado apenas 7 meses depois do álbum de estreia da banda, Black Sabbath, lançado em fevereiro de 1970 e consolidaria trabalho do Sabbath durante toda sua carreira. Este é o único álbum do Sabbath a atingir o primeiro lugar nas paradas ingleses e a conquistar 4 discos de platina , somente no Reino Unido.

 

Também não é pra menos, o álbum possui músicas que se tornaram a marca registrada da banda, como Paranoid, War Pigs e Iron Man, considerada a música mais conhecida da banda e um dos covers mais executados por outras bandas!!! (Inclusive as minhas!!!).

 

Veja abaixo um bom exemplo, Metallica com Ozzy, um bom som para acordar num domingo qualquer!!!!  E como diz o Lars Ulrich no fim do vídeo, “uma das razões de estarmos aqui! ”

 

As gravações de Paranoid iniciaram em junho, nos estúdios Regent Sound Studios e Island Studios (hoje conhecido como Sarm West Studios), com a produção de Rodger Bain, que já havia trabalhado com a banda no primeiro álbum.

 

Lançado em 18 de setembro de 1970, Paranoid contem 8 músicas, todas as letras escritas pelo baixista Geezer Butler, Ozzy contribuiu apenas com algumas mudanças em Fairies Wear Boots.

 

O disco abre com War Pigs, que inicialmente se chamaria Walpurgis, a versão macabra da noite de Natal, porem acabou se tornando de protestos contra as guerras e aos senhores da guerra! Este deveria ser o título do álbum, porem a banda queria entrar no mercado

americano e com medo de represarias e críticas negativas em função da Guerra no Vietnan, resolveu trocar o nome do álbum para Paranoid, o que não fez a mínima diferença!!!

 

Paranoid foi composta depois do álbum pronto! Incialmente seriam 7 músicas, mas depois do álbum finalizado e batizado de Paranoid, Geezer Butler teve uma ideia para a letra, baseado em um riff que Tony Iommi havia acabado de compor. A música toda foi composta em 20 minutos!!

 

Quem nunca ouviu Ozzy declamar a celebre frase “I’m Iron Man! ” ???? Se não ouviu ou é surdo ou doente da cabeça!!!! Este é o hino da banda!! Até hoje a mais executada em toda a história da banda e obrigatória em todos os seus shows!!

 

O lado B, com Eletric Funeral, Hand of Doom, Rat Salad e Fairies Wear Boots, teve em determinado momento mais sucesso que o lado A do álbum, o que consagrou este como um dos melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos.

 

Discografia básica para qualquer headbanger que se prese!!

 

Abraço, Oity 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags