BLACK SABBATH - PARANOID - 45 ANOS!!

September 18, 2015

O segundo álbum da banda Black Sabbath e até hoje o mais vendido da banda, com mais de 4 milhões de cópias vendidas, é sem dúvida o álbum que mais influenciou o Heavy Metal da forma como o conhecemos.

 

Paranoid foi lançado apenas 7 meses depois do álbum de estreia da banda, Black Sabbath, lançado em fevereiro de 1970 e consolidaria trabalho do Sabbath durante toda sua carreira. Este é o único álbum do Sabbath a atingir o primeiro lugar nas paradas ingleses e a conquistar 4 discos de platina , somente no Reino Unido.

 

Também não é pra menos, o álbum possui músicas que se tornaram a marca registrada da banda, como Paranoid, War Pigs e Iron Man, considerada a música mais conhecida da banda e um dos covers mais executados por outras bandas!!! (Inclusive as minhas!!!).

 

Veja abaixo um bom exemplo, Metallica com Ozzy, um bom som para acordar num domingo qualquer!!!!  E como diz o Lars Ulrich no fim do vídeo, “uma das razões de estarmos aqui! ”

 

As gravações de Paranoid iniciaram em junho, nos estúdios Regent Sound Studios e Island Studios (hoje conhecido como Sarm West Studios), com a produção de Rodger Bain, que já havia trabalhado com a banda no primeiro álbum.

 

Lançado em 18 de setembro de 1970, Paranoid contem 8 músicas, todas as letras escritas pelo baixista Geezer Butler, Ozzy contribuiu apenas com algumas mudanças em Fairies Wear Boots.

 

O disco abre com War Pigs, que inicialmente se chamaria Walpurgis, a versão macabra da noite de Natal, porem acabou se tornando de protestos contra as guerras e aos senhores da guerra! Este deveria ser o título do álbum, porem a banda queria entrar no mercado

americano e com medo de represarias e críticas negativas em função da Guerra no Vietnan, resolveu trocar o nome do álbum para Paranoid, o que não fez a mínima diferença!!!

 

Paranoid foi composta depois do álbum pronto! Incialmente seriam 7 músicas, mas depois do álbum finalizado e batizado de Paranoid, Geezer Butler teve uma ideia para a letra, baseado em um riff que Tony Iommi havia acabado de compor. A música toda foi composta em 20 minutos!!

 

Quem nunca ouviu Ozzy declamar a celebre frase “I’m Iron Man! ” ???? Se não ouviu ou é surdo ou doente da cabeça!!!! Este é o hino da banda!! Até hoje a mais executada em toda a história da banda e obrigatória em todos os seus shows!!

 

O lado B, com Eletric Funeral, Hand of Doom, Rat Salad e Fairies Wear Boots, teve em determinado momento mais sucesso que o lado A do álbum, o que consagrou este como um dos melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos.

 

Discografia básica para qualquer headbanger que se prese!!

 

Abraço, Oity 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive