35 ANOS DA MORTE DE JOHN BONHAM

September 25, 2015

Em 25 de setembro de 1980, John Henry “Bonzo” Bonhan, então com 32 anos, era encontrado morto em um quarto na casa de Jimmy Page em Windsor, cidade a sudoeste de Londres.

 

A banda estava se preparando par uma nova turnê nos EUA e Canada em um estúdio próximo a casa de Page e após o ensaio do dia 24, todos foram para lá. Bonzo adormeceu em um sofá e depois foi lavado a um quarto por um dos assistentes da banda. Na manhã seguinte, John Paul Jones e Benji LeFevre foram ver como ele estava e já o encontraram sem vida.

 

Diz a lenda que Bonham ingeriu 40 doses de vodka, mais ou menos duas garrafas, durante as últimas 12 horas de vida, o que o levou à um coma alcoólico e por consequência, o afixamento pelo próprio vomito.

 

Bonham que era casado com Patricia Philips desde 1965 e teve dois filhos, Jason (1966) baterista e Zoë (1975). No início do seu casamento, Bonham e Patricia moravam em um trailer e com intenção de ter uma vida melhor, ele parou de tocar com a Band of Joy e foi trabalhar em uma oficina, mas chegava em casas e tocava bateria a noite toda!! Foi um período muito difícil para os dois, mas Patricia, vendo o marido infeliz, o liberou para tocar novamente!!! (O rock venceu!!!)

 

Em 1967 Foi recrutado por Robert Plant para integrar o The New Yardbirds, deixando para trás bateristas bem mais conceituados como Keith Moon e Ginger Baker e isso mudou sua vida, carreira, família.

 

Até hoje Bonham é lembrado como um baterista vigoroso, mão pesada, usava as baquetas mais pesadas para a época e as chamavas de “troncos de arvore “, sua batida de bumbo era única e pode ser reconhecida facilmente, escutem Moby Dick ou Immigrant Song ou When the Levee Breaks, você realmente tem vários exemplos dentro dos 10 álbuns que Bonzo gravou no Led Zeppelin.

 

Led Zeppelin sempre foi a minha banda número 1 e sem dúvida John Bonham é um dos responsáveis por isso!!!

 

Vejam este vídeo, de 1969, gravado para um programa de TV na Dinamarca.

 

 

Abraço, Oity

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags