STEVE VAI E CAMERATA FLORIANÓPOLIS – ROCK IN RIO 25/09

September 26, 2015

Steve Vai já fez coisas muito legais, deste tocar com Zappa, o duelo histórico em Crossroads, G3 com Satriani e Malmsteen, temas lendários como For The Love Of God, e muitos outros.

 

Mas ontem vimos um Steve Vai sensacional, muito bem acompanhado pela Camerata Florianópolis, um sonho do Maestro Jeferson Della Rocca, que em 1994 formou esta moderna orquestra de câmara, com 21 integrantes, ontem eram quase 60 músicos sob sua batuta e vimos que todos tiveram muita competência!!!!

 

O convite para a participação da orquestra no RiR veio há seis meses, através do diretor artístico do festival, Paulo Fellin, que viu uma apresentação da orquestra e propôs um desafio ao Maestro Della Rocca, acompanhar Vai em uma apresentação de uma hora no Palco Sunset.

 

Os ensaios da Camerata Florianópolis começaram imediatamente, com o recebimento das partituras escritas por Vai. ”A gente sabia que Steve Vai é conhecido pela técnica apurada, mas as composições que ele nos mandou são impressionantes, com passagens supercomplexas”, disse o maestro Jefferson Della Rocca.  Foram 6 meses de muita preparação e incansáveis horas passando e repassando as músicas definidas por Vai.

 

Os ensaios com Vai na guitarra, aconteceram somente nesta semana, na quarta e na quinta e Vai ficou muito satisfeito. Além dos músicos da orquestra, foi incorporada à Camerata, a Banda Brasil Papaya, dos irmãos Eduardo e Renato Pimentel (ambos na guitarra), o baixista Baba Jr.  e o percussionista e baterista Rodrigo Gudin Paiva. No total foram apenas 10 horas de ensaio com Vai!!!

 

A apresentação, primorosa e com muito virtuosismo de todos os músicos, trouxe ao RiR uma qualidade musical que deixou a todos extasiados!!! Execuções perfeitas de todos os músicos!!! Um profissionalismo além do que estamos acostumados a ver!!!

 

Vai iniciou regendo os músicos e o público, mostrando toda sua versatilidade e capacidade de improviso. E foi assim durante toda a apresentação, Vai interagindo com a orquestra, com a banda, com o público e desfilando solos arrasadores, técnicas apuradas e demonstrando muita, mas muita paixão pela guitarra!!!!

 

Parabéns ao Maestro Jeferson Della Rocca, aos músicos da Camerata Florianópolis e a Banda Brasil Papaya, por sua competência, versatilidade, virtuosismo e execuções perfeitas!!!! Este é o tipo de apresentação que expõe o que o Brasil tem de melhor!!!!

 

Vejam o show na integra!!! Eu já vi várias vezes e confesso que a cada vez encontro um detalhe diferente que me deixa mais admirado!!!!

 

 Quase ia esquecendo, vejam o setlist do show!

 

1. Kill the Guy With the Ball

2. Racing the World

3. The Murder

4. Velorum

5. Whispering a Prayer

6. The Crying Machine

7. Lotus Feet

8. Tarus Bulba

9 .Liberty

10. For the Love of God

 

Vale aqui um agradecimento muito especial ao Diário Catarinense e ao jornalista Emerson Gasperin, que acompanhou os trabalhos da Camerata Florianópolis ao longo dos 6 meses de preparação para esta fantástica apresentação!!!

 

Abraço, Oity

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive