Parabéns Stevie Ray Vaughan, 61 anos!!!!

October 4, 2015

Nascido em 03 de outubro de 1954, em Dallas-Texas, EUA, Stephen Ray Vaughan, mais conhecido como Stevie Ray Vaughan, foi um dos guitarristas mais influentes e admirado na sua curta carreira, interrompida por um acidente de helicóptero que lhe tiraria a vida em 27 de agosto de 1990 e para nós uma perda inesquecível e insubstituível!!!

 

SRV, assim como estava escrito em suas guitarras, começou sua carreira na banda o do irmão mais velho, Jimmie Vaughan, logo no início dos anos 80, pela simples vontade de tocar em uma banda. Rapidamente assumiu a segunda guitarra, mas em 75 parou de tocar e passou a lavar pratos para sobreviver. Jimmie, sabendo disso, lhe apresentou o baterista Chris Layton e juntos formaram o Double Trouble com o baixista Jack Newhouse em 1978.

 

A banda passa se apresentar em todo e qualquer lugar que os aceita, as vezes somente pela cerveja e alguma coisa para comer. Em 1981, Newhouse sai da banda, cansado de tocar e não ganhar nada!!! Em seu lugar entra Tommy Shannon e a banda começa a tocar em outros estados e excursiona pela primeira vez nos EUA, Canada e México.

 

A banda é convidada para tocar no Festival de Montreux em 1982 e este é o ponto alto da banda, vocês podem conferir no álbum duplo, Live at Montreux, com os shows de 82 e 85. Lá SRV é convidado para tocar com David Bowie e deixa a banda a banda por um curto período, enquanto o álbum Texas Flood está sendo finalizado!!!!

 

Vaughan volta para a banda em 1983 e passam excursionar com grandes nomes do Blues, como Eric Clapton, Albert Collins e Buddy Guy. Em 7 anos de Double Trouble, SVR nos deixou apenas 5 álbuns de estúdio e um ao vivo. Depois de sua morte, vários títulos foram lançados, como o Live at the Carnige Hall, Live at Mocambo e Blues at the Sunrise.

 

Seu equipamento básico era a Fender Stratocaster, apelidada de “Number One”, com corpo de 1962 e braço de 1963, com cordas pesadas, 0,13. Seu pedal preferido era o Ibanez Tube Screamer TS-9 (é claro que eu tenho um e não sai da minha pedaleira por nada!!!!!), conectado em uma série de amplificadores, todos ligados ao mesmo tempo.

 

Esta combinação de amplis era bem exótica, dois Fender Super Reverbs "Blackface”, um Cabeçote Dumble Steel String Singer de 150 Watts com caixas acústicas Dumble 4x12", um Cabeçote Marshall Major de 200 Watts com caixas acústicas Dumble 4x12", dois Fender Vibroverb "Blackface" com um falante de 15", ligados a uma caixa acústica Fender Vibratone com falante interno rotativo do tipo "Leslie" (UFA!!!!). Todos os falantes originais trocados por falantes Electro-Voice.

 

As influências de SRV são bem nítidas em sua obra. Podemos ver e ouvir claramente Buddy Guy, Albert Collins, Fred King, Albert King, Otis Rush e principalmente Jimi Hendrix. Seu legado é claro e SRV vem influenciando guitarristas por todas as partes do mundo (sou declaradamente um deles!!!).

 

Conheci o trabalho de SRV no final dos anos 80, com a incrível interpretação de Voodoo Child e foi nesta época que descobri o que queria fazer, tocar guitarra!!! Obrigado SRV!!!!!!

 

Veja o vídeo de SRV no Festival de Montreux em 1985, um verdadeiro show de guitarra!!!!

 

 

Abraço, Oity

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive