O EMOCIONANTE TRIBUTO A WANDER TAFFO

October 6, 2015

Salve, galera do Rock!

 

No dia 30/09/15, tive o privilégio de assistir no Bourbon Street o show Still Lives Wander Taffo, tributo ao exímio guitarrista que nos deixou precocemente em 1998, aos 53 anos. Sendo eu um grande fã de Wander Taffo e sua obra, além de ex-aluno da EM&T, posso dizer que foi um dos shows mais emocionantes que assisti até hoje.

 

Organizado por sua irmã gêmea e parceira de composição, Fátima Taffo, o show contou com a participação de vários amigos e alunos do mestre, que hoje são grandes nomes da música.

 

O vídeo de abertura fez um breve retrospecto da carreira do mestre, mencionando sua passagem por bandas como Secos & Molhados, Made in Brazil, Joelho de Porco e Gang 90, bem como pela banda de apoio de Rita Lee – de onde viria a surgir o Rádio Táxi – até culminar com a banda Taffo, no início dos anos 1990. Também nesse vídeo a justa menção à sua impagável contribuição para a divulgação e ensino da guitarra no Brasil, incluindo a fundação da renomada EM&T.

 

 Foto: Samuel Nunes

 

 

O que veio a seguir foi um desfile de grandes clássicos da obra de Wander Taffo, englobando canções de sua carreira solo, do Rádio Táxi e da banda Taffo. Impossível não se emocionar ouvindo clássicos como Garota Dourada, Não Esquece de Mim, Alquimista, Vento Sul, Sonhos e Rock’n’Roll, Me Dê Sua Mão , Você se Esconde e Olhos de Neon, entre outras.

 

Foi uma sensação única – e quase surreal – entrar no túnel do tempo ao ouvir todas aquelas canções inesquecíveis sendo executadas com maestria e muito feeling, respeitando todos os detalhes e nuances dos arranjos originais.

 

Quem é músico sabe o quanto é difícil reproduzir as passagens de guitarra de Wander Taffo. O que o time reunido naquele palco conseguiu fazer beira o impossível - ou, no mínimo,  inacreditável – considerando que só fizeram 02 ensaios (!) antes do show.

 

A matadora cozinha formada por Cristiano Rocha e Fábio Zaganin forneceu o alicerce ideal para os demais músicos entregarem o seu melhor. 

 

Fábio Augusto, tecladista e produtor, mostrou porque é conhecido como “o maestro do Wander Taffo”.

 

Maurício Gasperini, que está mais em forma do que nunca, arrasou nos vocais dos clássicos do Rádio Táxi.

 

Alírio Netto - que eu ainda não conhecia e foi uma grata surpresa - cantou de forma impecável as difíceis (e agudíssimas) canções da banda Taffo. Excelente vocalista, entrou para a lista dos músicos que admiro.

 

Marco Bavini, que era criança quando a banda Taffo estourou, cantou vários clássicos da banda e contribuiu com um lindo timbre de viola nas passagens acústicas das canções.

 

Me emocionei ao ver Marcelo Souss, tecladista original da banda Taffo, recriando todos os timbres e texturas dos arranjos originais, com o bom gosto de sempre.

 

E, finalmente, as guitarras!

 

Se eu não tivesse visto e ouvido pessoalmente, seria difícil acreditar no que fizeram Demian Tiguez, Michel Leme, Rafael Bittencourt e Edu Ardanuy. Ainda estou tentando assimilar o fato de tê-los visto reproduzirem todas aquelas passagens “impossíveis” do mestre Taffo, nota por nota, com muito feeling e pegada.

 

Sim, foi uma reunião de grandes músicos. Mas foi muito mais do que isso. Foi, acima de tudo, uma reunião de amigos e alunos para homenagear o querido amigo e professor que os inspirou e mudou suas vidas.

 

Saí deste show me sentindo como se eu ainda fosse aquele garoto de 18 anos que eu era nos tempos do auge da banda Taffo, mas que, em função de alguma bizarra distorção do espaço-tempo, está presenciando o futuro. Quem dera fechar os olhos e acordar novamente em 1990... Com Wander fisicamente entre nós e aquela viva sensação de que poderíamos mudar o mundo através de Sonhos & Rock’n’Roll.

 

Acima de tudo, saí mais consciente do que nunca sobre o quanto a obra de Wander Taffo marcou minha vida e o quanto continua presente e me inspirando.

 

Parabéns a todos os envolvidos, por um show preparado e executado com tanto amor e carinho!

 

Que venham outros tributos como este, mantendo viva a obra do nosso querido Wander Taffo, para que continue a inspirar as novas gerações de músicos – especialmente guitarristas – deste nosso Brasil.

 

Abraços e muito rock!

 

Samuel Nunes.

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive