CREEDENCE CLEARWATER REVISITED - Novamente no Brasil

October 17, 2015

Creedence Clearwater Revisited é um projeto musical derivado da saudosa banda de country rock Creedence Clearwater Revival, que foi formada no final da década de 1960 (os principais integrantes da banda já tocavam juntos desde o ano de 1959, com outros nomes).

 

A formação clássica do Creedence original contou com os irmãos John e Tom Fogerty, ambos guitarristas, sendo que coube a John o brilhante desempenho nos vocais; e também os fenomenais Stu Cook no baixo e Doug Clifford na bateria. Tal formação permaneceu junta até o ano de 1971 (com a saída de Tom Fogerty), sendo que a banda ainda permaneceu como um trio até o ano seguinte, quando infelizmente se desfez. Nestes doze anos de Creedence, eles gravaram sete álbuns de estúdio e mais uma pancada de compactos simples (os atuais singles).

 

Segundo consta, divergências entre os irmãos Fogerty levaram à saída de Tom da banda em 1971. No ano seguinte, após a gravação do álbum Mardi Gras, o CCR decreta seu fim e John Fogerty segue em carreira solo, seguindo o exemplo de seu irmão Tom.

 

A carreira solo de Tom Fogerty não o levou ao estrelato. Gravou alguns álbuns contanto inclusive com a participação de Stu Cook e Doug Clifford e até algumas participações de John Fogerty; infelizmente, a tensão entre os irmãos permaneceu definitivamente, fato que impossibilitou uma possível volta do Creedence. Em setembro de 1990, Tom Fogerty faleceu vítima de turberculose; na verdade, Tom era portador do virus HIV; segundo o que pude apurar, o vírus foi contraído em função de uma transfusão de sangue.

 

Já John Fogerty, dono de um poderoso vozeirão e sendo um grande guitarrista e também compositor de primeira, teve mais sucesso em sua carreira solo. Não há como dissociar sua voz e o timbre de sua guitarra do Creedence Clearwater Revival que todos conhecem. Em maio de 2011, John Fogerty esteve no Brasil e fez quatros apresentações; uma no Rio de Janeiro, no dia 6, outra em Belo Horizonte (dia 7) e mais duas em São Paulo (dias 8 e 10).

 

A partir do ano de 1995, dois dos membros remanescentes do CCR, o baterista Doug Clifford e o baixista Stu Cook, acabaram por criar uma versão revisitada da banda, a qual passou a se apresentar eventualmente em festivais e também em pequenas turnês mundo afora. Ao projeto foi dado o nome de Creedence Clearwater Revisited.

 

Este novo CCR já esteve no Brasil em três ocasiões; em 2006, onde tocaram em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Tubarão, Jaguariuna e Bauru; e em 2011, uma única apresentação em Brasília; e em 2012, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A atual formação da banda conta com os originais Doug Clifford e Stu Cook acompanhados por Steve Gunner (teclados, violão, gaita, percussão e vocais de apoio), Kurt Griffey (guitarra) e John Tristão (vocal e guitarra); e cabe a este último a dificil tarefa de cantar as cultuadas músicas do Creedence que tanto sucesso fizeram no passado. Felizmente, John Tristão manda muitíssimo bem e não deixa a peteca cair; trata-se de um frontman de primeira. O repertório da banda é composto basicamente dos grandes sucessos do Creedence original.

 

De acordo com o site oficial da banda, nesta nova passagem pelo Brasil, o Creedence Clearwater Revisited fará quatro shows em novembro; no dia 4 de novembro se apresentará na cidade Vitória (ES); no dia 5 em Porto Alegre (RS); dia 6 em São Paulo (SP); e finalizando a perna brasileira da tour, dia 8 em Belo Horizonte (MG).

 

Abaixo temos um possível setlist dos shows aqui no Brasil; estas músicas fizeram parte do setlist de um show realizado em 1º de agosto em Iowa, nos Estados Unidos:

 

 

 

Born on the Bayou

Green River

Lodi

Commotion

Who'll Stop the Rain

Susie Q

Long as I Can See the Light

I Put a Spell on You

Down on the Corner

Lookin' Out My Back Door

Midnight Special

Bad Moon Rising

Proud Mary

Fortunate Son 

 

Bis:

 

Have You Ever Seen the Rain? 

Travelin' Band 

Up Around the Bend 

 

 

O video abaixo mostra a banda no show de 2012, no Rio de Janeiro, e é uma ótima oportunidade de conferir a atuação dos caras e ficar morrendo de vontade de ir nos shows que vão rolar em novembro:

 

 

Até a data de fechamento desta matéria, ainda haviam ingressos de Pista Vip para o show de São Paulo, o qual vai ocorrer no Tom Brasil. Ingressos podem ser comprados on line (com taxa de conveniênci) através do site Ingresso Rápido (acesse aqui); o site também informa pontos de venda físicos sem a cobrança de taxa de conveniência.

 

É isso galera... Até a próxima... Forte abraço.

 

​Betão Star Trips.

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive