LED ZEPPELIN IV – 44 ANOS DO MAIOR ALBUM DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS

November 9, 2015

Em Dezembro de 1970, quando Page resolveu iniciar as gravações de um novo álbum, o quarto da carreira do Led Zeppelin, ele certamente não tinha ideia da dimensão que este álbum teria e o que seria na recente carreira da banda, afinal só haviam se passado 19 meses desde o lançamento do álbum Led Zeppelin I !!!!!

 

As gravações do quarto álbum começaram nos estúdios da Island Records em Londres e logo depois de algumas gravações, foi decido que o ambiente de um estúdio fechado não era o mais adequado para gravar o material que estavam produzindo.

 

Imediatamente foi decido a mudança de toda a estrutura da banda para a fazenda Headley Grange, em Hampshire, bem ao sul da Inglaterra. A fazenda já fora usada para as gravações do Led Zeppelin III e todos se sentiam muito à vontade lá, o clima era bem ameno e toda a mística que envolvia a fazenda favorecia e influenciava muito no resultado das gravações!

 

Lá foram compostas e produzidas 13 músicas sendo que somente 8 entrariam neste novo álbum, as outras 3 ficariam para um próximo trabalho, "Down by the Seaside", "Night Flight" and "Boogie with Stu", que entrariam no álbum Physical Graffitti.

 

O álbum foi mixado e masterizado nos estúdios Sunset Sound em Los Angeles entre Agosto e Setembro de 1971 e seu lançamento ocorreu em 8 de Novembro do mesmo ano.

 

Assim que lançado, alcançou o décimo lugar na parada Britânica, mas na semana seguinte pulou para o primeiro lugar e por lá ficou por 90 semanas consecutivas!!! Nos EUA, o disco ficou em primeiro lugar por 82 semanas, sendo listado até hoje como Top Ten de vendas em toda a história do rock!!!

Page e Plant aparecem em todas as composições do álbum e para mim, humilde súdito, é muito difícil escolher a melhor música, até Four Sticks, considerada pelos membros da banda como a música mais fraca do disco, tem a seus diferencias.

 

Mas sem dúvida o álbum ficaria marcado com 3 músicas que abanda nunca mais deixaria de tocar em seus shows, Black Dog, Rock and Roll e Stairway to Heaven.

 

O Led Zeppelin IV encerra qualquer discussão sobre a capacidade comercial da banda e proporciona um turbilhão de emoções a quem se dispõe a ouvi-lo, sendo este um mero fã ou um estudioso de música, ambos encontraram motivos de sobra para elogiar e recomendar sua audição para as futuras gerações de roqueiros!

 

Ao ouvir este álbum, fica claro a potência da bateria de Bonhan, a clareza do baixo e do teclado de Jones, a criatividade e liderança de Page, além de é claro e evidente, a voz cada vez mais marcante de Plant.

 

Este é o auge da maturidade do Led Zeppelin e seus trabalhos posteriores jamais alcançariam tanto sucesso, mas consolidariam o trabalho daquela que com o Led IV, viria a se tornar a maior nada de todos os tempos!!!

 

Fiquem com Black Dog e boa semana a todos!

 

Abraço, Oity

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive