OPINIÃO: SHOWS EM PROL DE CAUSAS HUMANITÁRIAS, TRIBUTOS E HOMENAGENS

November 29, 2015

Em recente passagem pelo Brasil, Eddie Vedder e sua banda Pearl Jam fizeram duras críticas com relação à tragédia ocorrida na cidade de Mariana (MG), por ocasião do rompimento das barragens da mineradora Samarco.

 

Mas a atitude dos caras não se limitou a apenas críticas... Além de meter a boca na empresa, os caras doaram o cachê do show de BH em prol das vítimas. Atitude nobre e louvável.

 

E então me veio à cabeça o seguinte pensamento: Por que os artistas do rock brasileiro não se reúnem em prol desta causa, organizando um show que ajude a angariar fundos para esta causa, tal qual tantos e tantos shows de rock organizados por artistas internacionais?

 

Então, imediatamente, lembrei-me de alguns dos meus amigos rockeiros que literalmente odeiam esta ideia de "shows humanitários"... Eu, sinceramente, não consigo entender a razão pela qual pessoas que adoram música, especialmente rock and roll, ficam incomodados com um mega show que conta com a participação mais do que especial de artistas como Sting, Paul MacCartney, Phil Collins, George Harrison, Briam May, Elton John e tantos outros... Qual o problema de artistas juntarem suas forças a fim de reunir um grande público em prol de uma causa?

 

Enfim, cada um com sua opinião! Apesar de pensar de forma diferente, eu respeito! 

 

Da minha parte, não me incomodaria nada pagar ingresso para assistir a um show repleto de grandes medalhões do rock nacional sabendo que a grana seria destinada a ajudar no difícil e penoso trabalho que está sendo feito para minimizar o sofrimento de tantas e tantas pessoas. Assim como vários outros anônimos Brasil afora, formaríamos, nós rockeiros, mais um pelotão a colaborar com a causa.

 

Tá certo... Diriam alguns pessimistas de plantão que estamos no Brasil e poriam em dúvida que os recursos angariados na ação seriam desviados e coisas do tipo... Nem dá prá criticar tais comentários... Dá prá imaginar que algo assim infleizmente aconteça. Mas eu tenho fé de que o nosso país está, aos poucos e a duras penas, mudando e melhorando... Mas isto é papo para um outro fórum...

 

Da mesma forma, gostaria muito de ver um show tributo ao Cazuza, à Cassia Eller, ao Renato Russo e tantos outros nomes do nosso rock que já se foram para o outro lado... Imagino Ira! e Barão Vermelho performando juntos grandes clássicos outrora cantados por Cazuza... Imagino como seria um show com a presença de bandas do metal nacional fazendo uma homenagem ao grande guitarrista Hélcio Aguirra.

 

Recentemente, nosso amigo Samuel Luís Nunes fez uma instigante resenha sobre um show tributo ao grande Wander Taffo, a qual publicamos aqui no nosso blog. Porra, lendo o relato do Samuca sobre o show e sobre os músicos participantes fiquei imaginando como deve ter sido emocionante ter estado lá! Estas são ocasiões onde certamente nos vem a cabeça o seguinte pensamento "isto não tem preço"...

 

Amante incondicional do rock, sempre que paro para assistir ao maravilhoso "Music For Montserrat" fico com grande inveja daquele punhado de privilegiados que puderam ver de perto e ao mesmo tempo Mark Knofler, Sting e Eric Clapton... Paul MacCartney, Elton John e Phil Collins... E nomes da antiga tais quais Carl Perkins e Jimmy Buffet... Todos ali performando juntos grandes clássicos do bom e velho rock and roll... Meu Deus... Como devem ter sido especiais aqueles momentos...

 

Também fico encantado com a homenagem feita à Rainha Elisabeth por ocasião do seu Jubileu de Ouro, no ano de 2002, onde uma infinidade de artistas invadiram os jardins do Palácio de Buckingham e performaram horas de um espetáculo prá lá de especial... Até Ozzy Osbourne participou... E até foi cumprimentado diretamente pela Rainha... Pois é, a pomposa Dama estendeu sua mão ao Mad Man... Cena hilariante... Coisas que somente acontecem com Ozzy...

 

Talvez eu seja um bobão romântico... Talvez tudo isto seja realmente apenas e tão somente artifícios de marketing com o intuito de fomentar ainda mais o sucesso de grandes dinossauros do show bizz... Sei lá... Só sei que cada vez que assisto a estes espetáculos, fico emocionado e com aquela ponta de inveja daqueles que estiveram lá ao vivo.

 

E você? Qual sua opinião sobre o tema?

 

Compartilha comigo... Vou ficar contente de saber o que você pensa, mesmo que sua visão seja antagônica à minha...

 

É isso ai Galera do Rock! Um abraço e até a próxima!

 

Betão Star Trips.

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive