Come and taste Tommy Bolin

December 5, 2015

Thomas Richard Bolin, este é o nome do guitarrista norte americano que teve a difícil missão de substituir Ritchie Blackmore no Deep Purple em 1975. Mas sua história não começou e nem terminou no Purple!!!

 

Nascido em 01 de agosto de 1951 em Siox City, Iowa, EUA, Bolin começou a tocar guitarra com 10 anos e chegou a tocar em algumas bandas na sua cidade natal, antes de se mudar para Boulder, Colorado. Lá fundou em 1969 a banda Zephir, com o baixista David Givens e sua esposa, Candy Gives nos vocais, que diga-se de passagem, cantava muito!!!. A banda tocava um Jazz rock, bem característico dos anos 70, puxado para o fusion e com muita, muita guitarra!!! Quem escutar o primeiro álbum da banda, lançado em 1969, deve identificar várias características da guitarra de Tommy Bolin, que estão no Come Taste the Band, do Purple!!!

 

Bolin saiu do Zephir no final de 1971 e em 1972 formou a banda de Jazz-fusion Energy, que infelizmente não encontrei nenhum registro até hoje. No mesmo ano acompanhou a banda de Billy Cobham em várias apresentações nos EUA e Canada.

 

Em agosto de 1973, por indicação de Joe Walsh, substituiu Dominic Troinano nas guitarras do James Gang, dando a banda uma maior notoriedade. Gravou dois álbuns, Bang! e Miami. A popularidade de Bolin era tão grande que a banda passou a ser mais conhecida com ele do que na fase de Joe Walsh, isso fez com que a banda pulasse para uma gravadora maior, a Atlantic Records, a mesma de Led Zeppelin, Genesys, Bad Company, etc...!!

 

Bolin ficou na banda até 1974, quando o vocalista Roy Kenner foi preso envolvido com trafego de drogas. Bolin ficou desiludido, duvidou que a banda poderia continuar a trazer algum fruto e então se juntou a Dr. John e Alphonse Mounzou em uma nova banda de fuzion-rock, onde nasceu o álbum Mind Transplant, considerado um dos melhores álbuns de fusion da história!!!

 

Em 1975 assinou com a gravadora Nemperor Record o compromisso do seu primeiro álbum solo, Teaser. Phil Collins e Glenn Hudges participaram da gravações e foi exatamente aí que Bolin foi chamado para testes no Deep Purple em 1975, para a difícil e quase impossível, diria eu, missão de substituir Ritchie Blackmore, que havia saído da banda para fundar e seguir carreira no Rainbow.(é claro que nesta ânsia que vivo atualmente, de escrever sobre o Purple, vou editar um texto exclusivo sobre o Rainbow!!).

 

O Album foi lançado em novembro de 75, em paralelo o lançamento de Come Taste the Band, onde Bolin aparece com autor e co-autor de 7 das 9 músicas incluídas no disco. A sinergia entre Bolin e os integrantes do Purple MK III foi muito grande e resultou em álbum memorável, um dos melhores do Purple na minha opinião!

 

O Purple MK IV não durou muito, em março de 1976 a banda resolveu se separar e Bolin assinou com a CBS o seu segundo álbum solo, Private Eyes, que contou com seu irmão mais novo, Johnnie Bolin na bateria. Com o lançamento programado para novembro de 76, Bolin e banda caíram na estrada, abrindo para Peter Frampton e Jeff Beck, porem em 4 de novembro, Bolin foi encontrado morto, por overdose de heroína e outras drogas.

 

O legado deixado por Tommy Bolin é muito grande, são mais de 20 álbuns póstumos, várias homenagens, sendo que a mais famosa foi a organizada por Glenn Hudges em 1983, com 15 apresentações nos EUA, tocando músicas que Bolin escreveu ao longo de sua breve carreira.

 

Bolin foi, sem dúvida, um dos grandes guitarristas dos anos 70 e sua obra está aí para quem quiser conferir!! Vejam abaixo o álbum Teaser!!

 

Bom final de semana a todos!!!

Oity

 

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive