BATERISTA, VOCÊ SABE CONSERVAR SUA BATERIA CORRETAMENTE?

December 6, 2015

Se tem um instrumento que chama a atenção das pessoas numa banda, este intrumento é a bateria.

 

Mesmo que seja uma bateria pequena, não há ser humano que não fique impressionado com a coordenação motora  envolvida na performance de quem a utilize.

 

Além disso, o troço é grande prá caramba, o som da percussão é contagiante e faz todo mundo, no mínimo, bater o pé no chão acompanhando do rítmo da música.

 

Ora meu amigo baterista... Não vá você descuidar então da imagem e da qualidade do som do seu poderoso instrumento. E para tanto, lanço a pergunta:

 

Como é que você tem conservado sua bateria? 

 

Manter um instrumento deste porte, o qual é composto de tantas peças (algumas grandes e muitas delas pequenas), não é tarefa fácil. Imagine desmontar completamente uma bateria e limpar, uma a uma, todas aquelas peças minúsculas que suportam toda a estrutura do instrumento (ferragens e toda a sorte de porcas e parafusos). Desta forma, imgino que seja comum algum tipo de descuido por parte de uma parcela considerável de músicos. 

 

As partes metálicas se oxidam com o passar do tempo; as peles dos tambores ficam sujas e repletas de poeira, pequeninos cavacos de madeira, pelos e fios de cabelo; as partes internas dos tambores podem mofar; enfim, são tantos os problemas decorrentes da devida falta de conservação que muitas vezes o som do instrumento pode ser afetado.

 

Mas não é somente isto. A imagem de um instrumento sujo e mal conservado não é um bom cartão de visitas para um músico tão importante quanto o baterista. 

 

E vamos mais além. Imaginem uma escola de música; um estúdio de ensaios e gravações; um bar que ostente um palco para shows de bandas diversas. Vai dizer que não seria legal você chegar em qualquer um destes locais e encontrar uma boa estrutura, limpa e bonita.

 

Logicamente que uma bateria em bom estado de limpeza e conservação fará parte do cenário descrito acima.

 

Se você é um músico, em especial, um baterista. Ou se você é proprietário de algum estabelecimento que tenha em seu quadro de equipamentos uma bateria... E se você, em qualquer uma destas hipóteses, é um cara ocupado demais para parar e efetuar uma boa limpeza de seu instrumento, ou mesmo não tenha o expertise necessário para tal atividade, saiba que nem tudo está perdido, pois há no mercado empresas especializadas na prestação deste tipo de serviço.

 

O Star Trips foi conversar com um especialista no assunto. Carlos Eduardo Batista dos Santos é um destes profissionais. O cara é músico e baterista (aliás, um dos melhores que conheço); e não apenas isto; trata-se de um empreendedor na busca constante de negócios de nicho e que venham a suprir necessidades especiais de clientes especiais. E nesta busca, Carlos Eduardo desenvolveu a prestação de um serviço para um público que ele conhece bem, qual seja, os bateristas. Em suas tantas e tantas conversas com profissionais desta área, viu que algo que ele fazia com muito gosto e maestria era um grande desafio para a grande maioria de seus colegas. Ou seja, limpar e conservar sua própria bateria acabou tornando-se um negócio.

 

Foi assim que Carlos Eduardo criou a DRUM CLEAM, empresa especializada na limpeza, conservação e manutenção de baterias, e que desde o ano de 2014 tem prestado serviços tanto para músicos quanto para empresas.

 

Carlos Eduardo ressalta que trata-se de um serviço de nicho, muito especializado e que requer muito conhecimento técnico, habilidade e paciência. E não é apenas isto. Há também a necessidade de uso de produtos especialmente desenvolvidos para a eliminação de corrosões e oxidações, mofos e manchas, de forma a deixar o instrumento com um aspecto próximo do novo. E isto tudo envolvendo a desmontagem e a remontagem de todas as partes do intrumento, com eventuais trocas de peças, tudo com foco em deixar a bateria com ótimo aspecto e visual e, principalmente, preservando suas características de sonoridade perfeitas.

 

Para maiores esclarecimentos sobre este importante tema, sugerimos que acessem e conheçam o site da Drum Cleam, onde vocês terão a oportunidade de obter uma gama muito grande de informações sobre limpeza e conservação de baterias e também sobre uma série de curiosidades sobre o mundo dos grandes bateristas do rock.

 

Acesse: www.drumclean.com.br

 

Fiquem ligados no Star Trips, definitivamente a sua melhor viagem pelo mundo do bom e velho rock and roll.

 

Forte abraço e até a próxima.

 

Betão Star Trips.

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive