CONHEÇA O PROJETO MUSICAL MODA DE ROCK

December 20, 2015

 

Você já imaginou músicas de bandas de heavy metal sendo performadas por músicos que tocam violas caipiras? Sim... Violas caipiras... Aquelas utilizadas na nossa gloriosa música caipira de raiz, tipo Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e tantos outros ícones do estilo...

 

Pois bem, meus caros amigos do rock! O que apresento para vocês hoje (se é que nunca ouviram falar) é um projeto musical prá lá de especial e inusitado, o qual tive o prazer de acompanhar desde um pouco antes do lançamento do primeiro CD, no ano de 2011. Trata-se do "MODA DE ROCK - VIOLA EXTREMA", projeto musical dos músicos brasileiros Ricardo Vignini e Zé Helder.

 

Mas antes de mais nada, é de bom tom contar um "tiquinho" da história destes dois...

 

 

Ricardo Vignini é irmão de um grande amigo meu, Guilherme Vignini (o Guilherme também foi apresentador do Star Trips, na época em que apresentávamos o programa ao vivo, nas noites de domingo - clique aqui e conheça a história).

 

Ricardo é um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Também é membro da banda Matuto Moderno, a qual faz um som ligado ao mais puro e genuíno repertório da música brasileira de raiz com toques de rock and roll. Também tem projetos musicais mais ligados ao rock pesado, tal qual o power trio Mano Sinistra. E em função de seu trabalho extremamente técnico e profundo, tem sempre atuado ao lado de grandes músicos da cena mainstream, tais quais Kiko Loureiro, André Abujamra e mais recentemente, Lenine, com o qual tocou na última edição do Rock In Rio, em 2015.

 

Zé Helder é violeiro, cantor e compositor. Tem três trabalhos solos já gravados e tem feito participações em CD e shows de diversos artistas importantes da música regional brasileira. No ano de 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde divide as performances de viola e os vocais. Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA) e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

A ideia inicial do projeto Moda de Rock remonta ao ano de 2007, quando os dois músicos se juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. Além de recriar arranjos e reviver os grandes clássicos do rock que embalaram suas adolecências, o intúito principal era mostrar para seus alunos a potencialidade inexplorada da viola. E não deu outra meus amigos... O sucesso foi inevitável face à técnica e à originalidade dos músicos. Desde 2011, a dupla vem fazendo shows em diversas regiões brasileiras e também na Argentina e nos Estados Unidos.

 

 

Vamos agora falar um pouco sobre o primeiro trabalho da dupla, o álbum MODA DE ROCK - Viola Extrema, o qual foi lançado no ano de 2011. Trata-se de um trabalho composto de onze músicas, todas covers de grandes bandas do rock and roll internacional de todos os tempos, envolvendo os mais diversos sub tipos. No álbum vocês vão encontrar desde Beatles até sons de bandas de rock mais pesadas, tais quais Sepultura, Megadeth e Metallica.

 

Confira a seguir o setlist deste primeiro trabalho:

 

Kashmir (Led Zeppelin)

Master Of Puppets (Metallica)

Norwegian Wood (The Beatles)

In The Flesh (Pink Floyd)

Kaiowas (Sepultura)

May This Be Love (Jimi Hendrix)

Aces High (Iron Maiden)

Mr. Crowley (Ozzy Osbourne)

Smells Like Teen Spirit (Nirvana)

Hangar 18 (Megadeth)

Aqualung (Jethro Tull)

 

Eu poderia ficar aqui escrevendo horas e horas sobre cada uma das viagens musicais acima. Mas, sinceramente, não é necessário dizer nada! O que é preciso mesmo é ouvir. Sendo assim, não percam tempo... Vocês podem ouvir o som deles através de vários canais... Youtube, Deezer, Spotify, Soundcloud. Basta apenas entrar num destes canais e pesquisar "Moda de Rock" e o resultado virá... Aí, meus caros, é sentar e curtir!!! Eu garanto que a viagem será ótima!!!

 

Como se não bastasse uma viagem musical, nossos dois amigos violeiros rockeiros nos proporcionarão uma segunda. Pois é! No dia 17 de janeiro de 2016, no SESC Pinheiros, ocorrerá o show de lançamento do MODA DE ROCK II, com participação especial de Robertinho do Recife.

 

Se quiserem ficar ligados no evento, clique aqui e acompanhem via Facebook. O Star Trips estará lá, com certeza!!!

 

Para saber mais sobre o projeto e sobre os músicos, acesse o site www.modaderock.com.br.

 

É isso ai, Galera do Rock! Até a próxima! Forte abraço!

 

Betão Star Trips.

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive