ROCK 2016 - O QUE VEM PELA FRENTE?

January 5, 2016

O mercado musical mudou (e vem mudando a cada dia) drasticamente desde o final da década de 1990. Está cada vez mais fácil ouvir música através de diversas plataformas online. Com isto, ganhar dinheiro vendendo discos tornou-se um trabalho hercúleo.

 

Para os grandes medalhões do rock a saída foram as turnês, cada vez mais frequentes e às vezes super longas.

 

Para nós, brasileiros, pelo menos uma vantagem nisto tudo. O país, bem como o continente sulamericano como um todo, tem se beneficiado bastante com a profusão de shows internacionais que têm ocorrido no território. Por certo que os preços em alguns casos é extremamente alto. Entretanto, de um tempo para cá, ficou mais fácil assistir a shows de grandes e famosos grupos de rock e metal que passaram a incluir este novo e faminto mercado em suas rotas de shows.

 

E lá estamos nós adentrando a um novo ano, o qual, igualmente aos antecessores, promete mais uma avalanche de shows internacionais de tudo quanto é tipo. E é claro que o Star Trips não poderia deixar de tratar de um tema tão importante quanto este, levando até vocês uma perspectiva do que vem pela frente. Logicamente que vamos nos concentrar no rock e suas vertentes no sentido de mostrar para vocês um pouco de tudo o que vai rolar em 2016.

 

Vamos começar nossa viagem a este futuro recente fugindo um pouco do tema "shows internacionais" e vamos falar de uma dupla de amigos do Star Trips, para o qual sempre que podemos procuramos dar o máximo de exposição. Estamos falando dos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder e do seu maravilhoso projeto muscial "Moda de Rock" (confiram a matéria especial que fizemos sobre eles clicando aqui). No dia 17 de janeiro, no Sesc Pinheiros, teremos a oportunidade de conferir o lançamento oficial do segundo trabalho da dupla, "Moda de Rock II", o qual contará com a participação especial de Robertinho do Recife. Nós do Star Trips estaremos lá para conferir.

 

Muito bem... Para os metaleiros e headbangers de plantão o ano começa muito bem. No dia 23 de janeiro vai rolar a quinta edição do "Open The Road Fest", o qual terá como headliner deste ano um dos ícones da New Wave Of British Heavy Metal, a banda britânica Angel Witch. Também faz parte do festival a banda brasileira Mystifier, que tem o black metal como sua principal influência musical. Outras bandas nacionais que fazem parte do festival são ROT (banda paulistana de grindcore), FARSCAPE (banda carioca de trash metal) e MORCROF (banda paulistana de dark metal). O festival ocorrerá no Carioca Club, em São Paulo.

 

No dia seguinte, 24 de janeiro, mantendo o peso, Exodus, um dos maiores e mais expressivos nomes do trash metal desembarca em São Paulo, onde vai se apresentar no Carioca Club. A banda traz em seu repertório, além dos grandes clássicos que marcaram sua história, músicas que fazem parte de seu mais recente trabalho, "Blood In, Blood Out" (lançado em 2014). Além de São Paulo, a banda vai fazer mais cinco apresentações; Limeira (SP), no dia 21; Fortaleza (CE), no dia 22; Manaus (AM), no dia 23; Belo Horizonte (MG), no dia 26; e Curitiba (PR), no dia 27.

 

Chegando no finalzinho do mês de janeiro, no dia 30, a banda de punk rock britânica The Adicts se apresenta em São Paulo, no Carioca Club. A banda, apesar de não ser muito conhecida por estas paragens, já é bem antiga; foi formada em 1975. Teve forte participação na cena punk inglesa e destacou-se sempre como um dos grandes grupos punk da cena independente.

 

Em fevereiro já temos dois nomes internacionais com apresentações agendadas. Dia 12 os finlandeses do Stratovarius tocam no Carioca Club. E nos dias 24 e 27, Rolling Stones no Estádio do Morumbi. Nem precisa comentar mais nada, não é verdade?

 

O mês de março está repleto de atrações. Nos dias 12 e 13 teremos mais uma edição brasileira do Lollapalooza, com destaques para Florence + The Machine, Noel Gallagher e Alabama Shakes. O festival será realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. No dia 15 de março teremos o show do Simply Red no Citibank Hall, em São Paulo; e no dia 19 o DR. SIN faz uma de suas últimas apresentações no Carioca Club. E fechando o mês com chave de ouro, pela "enésima" vez (já perdi a conta de quantas vezes eles vieram para o Brasil), Iron Maiden. Os britânicos se apresentarão em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 26 de março e a abertura ficará por conta do Anthrax... Imperdível hein?

 

O mês de abril começa suave, com a apresentação do Coldplay no dia 7. O show também vai ser no Allianz Parque. Rolam boatos de que a banda não vai permanecer na ativa após esta turnê e do lançamento de um último álbum. Vamos acompanhar.

 

No dia 10 de abril, teremos a oportunidade de conferir um projeto bem diferenciado. Estamos falando de The Gentle Storm, projeto formado por Anneke van Giersbergen (cantora holandesa que ficou famosa capitaneando a voz do grupo "The Gathering") e pelo também holandês Arjen Anthony Lucassen (dono de vários projetos musicais, entre eles o mais famoso, "Ayreon").

 

Chegando na reta final do mês de abril, no dia 24 teremos a oportunidade de conferir o projeto capitaneado pelo alemão Tobias Sammet, Avantasia. O line up do projeto contará com vários músicos internacionais, com destaque para os vocais de Michael Kiske, Eric Martin, Ronnie Atkins e Jorn Lande. O show ocorrerá no Espaço das Américas, em São Paulo.

 

E fechando o mês de abri, no dia 29, Marillion no Tom Brasil.

 

Tudo o que abordamos acima são shows já confirmados. Todavia, há expectativas de outros grandes nomes que possivelmente estejam pensando em estender suas turnês pelas bandas sulamericanas. Alguns nomes são puras especulações com poucos fundamentos. Outros, porém, podem vir a concretirar-se.

 

Certamente, um dos grupos musicais mais esperados por aqui é o AC/DC. Eles encerraram o ano de 2015 tocando na Oceania e logo em seguida anunciaram novas datas nos Estados Unidos e também pela Europa, com shows que ocorrerão entre fevereiro e junho de 2016. Há meses haviam especulações de uma apresentação no Brasil no mês de abril de 2016. Por enquanto nada no front; e pelas datas que foram divulgadas oficialmente, tudo indica que seria muito difícil a ocorrência de shows no Brasil nesta época. Resta esperar que no segundo semestre a banda resolva estender a turnê aqui pelos nossos lados.

 

Outro grande ícone do pop rock mundial também anda em pauta em termos de shows na América do Sul. Estamos falando do U2. Sites internacionais e Fã clubes têm divulgado notas sobre as próximas fases da atual turne da banda mundo afora (iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour). Fortes especulações a este respeito falam que a perna sulamericana da tour poderia ocorrer no mês de novembro/2016.

 

Nomes mais do que expressivos, tais quais Black Sabbath e Led Zeppelin também são alvos de especulações em termos de tours e lançamento de novos trabalhos de estúdio. Todavia, sabemos que diante das atuais circunstâncias que estas bandas vem enfrentando, é muito pouco provável que tais boatos tenham fundamentos sólidos. Todavia, a esperança sempre habita os corações rockeiros no tocante a esta possibilidade.

 

Uma banda que o Star Trips vem acompanhando há um bom tempo é o RAMMSTEIN. Em outubro do ano passado o site oficial da banda alemã anunciou os primeiros shows na Europa e deixou em aberto a possibilidade de novas datas. Ou seja, vamos continuar acompanhando uma possível passagem dos caras aqui pelo Brasil.

 

Um cara que acabou não emplacando, mas que inegavelmente é um grande nome do metal, é Blaze Bayley. Se você não se lembra, o cara foi vocalista do Iron Maiden entre 1994 e 1998 e gravou os álbuns "The X Factor" e "Virtual Eleven". Pois bem, meus amigos, Blaze Bayley vem ao Brasil no mês de junho/2016. Porém, informações oficiais sobre locais e datas dos shows ainda não foram divulgadas. Somente conseguimos apurar que a produtora do evento será a empresa Open The Road.

 

Voltando aos dinossauros, outra banda que tem feito shows ao redor do mundo a título de despedida é o The Who. Uma passagem pelo Brasil não está descartada. Roger Daltrey (atualmente com 71 anos) andou dando entrevistas falando que a tour pode durar até dois anos e que depois é hora da aposentadoria.

 

Com relação ao Rush, muito foi falado sobre a R40 (tour de comemoração dos 40 anos da banda). Nós mesmos aqui no Star Trips falamos bastante do assunto. Porém, as possibilidades de uma passagem da banda pelo Brasil são nulas, na medida em que Neil Peart já anunciou aos quatro ventos que não aguenta mais a vida na estrada.

 

O incansável Roger Waters continua firme e operante. Após levar milhares de pessoas aos cinemas com a apresentação de um filme mostrando bastidores e cenas de shows da tour mundial "The Wall", agora é a vez de um novo trabalho de estúdio e de uma nova turnê mundial, os quais, segundo fortes especulações, ocorrerão em 2016. Ou seja, mais um grande ídolo do rock mundial acena com possibilidades de passar pelas terras brasileiras.

 

Enfim, caríssimos irmãos do rock, estes são alguns dos eventos que conseguimos reunir para dar um panorama em termos de shows no Brasil no ano de 2016. Como dissemos anteriormente, alguns já estão confirmados e outros são meras especulações.

 

De toda forma, se adicionarmos a aqueles que já estão com datas marcadas, AC/CD, U2 e THE WHO, o calendário de shows no Brasil será mais uma vez multiplatinado.

 

É isso ai, Galera do Rock. Ficamos por aqui, mais uma vez, desejando um 2016 de muito sucesso e com muito rock na cabeça!

 

Um forte abraço e até a próxima.

 

Betão Star Trips.

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive