TONY TORNADO NA VIRADA CULTURAL - SÃO PAULO - 21/05/2016

May 24, 2016

Confesso que nunca me animei a ir nas Viradas Culturais de São Paulo. Boas atrações não faltaram ao longo destes anos todos. Todavia, me apegava ao fato dos artistas mais badalados acabarem se apresentando em horários mais próximos das frias madrugadas da cidade de São Paulo no mês de maio. E eu odeio frio!!! Além disso, houve anos em que arrastões, confusões e brigas foram noticiados, fazendo com eu viesse a me afastar definitivamente destes eventos.

 

Pois foi na noite deste último sábado, dia 21 de maio, convidado e animado pelo amigo e parceiro do rock, Oity de Campos Neto, que eu e minha esposa quebramos o paradigma da Virada Cultural e deixamos o conforto de nosso lar para acompanhar o show de uma das lendas vivas da soul music brasileira: TONY TORNADO.

 

Antonio Viana Gomes, nascido a 26 de maio de 1930, prestes a completar 86 anos de idade, cantor brasileiro famoso pelo swing e pelos grooves... Pela dança negra e pelo funk... Ele já não tem a mesma ginga, mas o carisma e om talento continuam em alta...

 

O show ocorreu no Teatro Décio de Almeida Prado, que fica no bairro Itaim Bibi. Um local pequeno, porém muito bacana e bem confortável e aparelhado. Tal qual o local, o público também era pequeno. Talvez estivessem presentes ali pouco mais de 50 afortunados.

 

A apresentação iniciou-se poucos minutos após as 21 horas, com uma performance instrumental sensacional da banda que tem acompanhado Tony Tornado, Funkessencia. Após alguns minutos de muito groove, entram no palco Lincoln Tornado (filho do Mestre) e a cantora Luana Jones. 

 

Mais alguns minutos de sonzeira e Lincoln chama ao palco o tão esperado e cativante Tony Tornado. Meu!!!! O cara é grande galera!!! Um monstro em todos os bons sentidos da palavra. Sorridente, simpático, carismático... E ai foi só swing e soul na uma hora que se seguiu...

 

Tony Tornado deu início ao show com um verdadeiro hino da soul music brasileira, a canção "Sou Negro"... Em seguida emendou algumas performances interpretando James Brown e mais alguns de seus antigos sucessos.

 

Todavia, o ponto alto da festa foi quando ele, de forma muito emocionada, fez uma homenagem a Tim Maia. Falou sobre os últimos minutos que passou ao lado do grande Tim Maia e da promessa que fez ao seu eterno ídolo, a de sempre homenageá-lo em suas apresentações. Em seguida convocou seu filho e a cantora Luana Jones, os quais cantaram dois dos maiores hits de Tim Maia... Lincoln Tornado performou de forma magistral a belíssima canção "Azul da cor do mar" e Luana Jones emocionou a todos com "Primavera".

 

Continuando a homenagem, volta ao centro do palco o gigante Tony Tornado, desta vez cantando a descontraída "Sossego".

 

A certa altura do show, Tony ressaltou o fato de já não mais conseguir dançar face aos seus 85 anos muito bem vividos... Entretanto, quem nos brindou com a típica dança funk e soul foi Lincoln Tornado, que parecia voar no palco, tal qual era a leveza e destreza dos movimentos... Logicamente, aprendeu tudo com o progenitor.

 

No final, ocorreu a tradicional apresentação dos músicos com pequenas performances de cada um... E em seguida a despedida do mestre de cerimônias, o qual cantou seu maior e mais esperado hit, a música "BR-3", canção que o fez vencer a etapa nacional do "V Festival Internacional da Canção", no ano de 1970.

 

Concluo esta matéria afirmando que ver e ouvir o velho Tony Tornado neste último sábado foi algo realmente muito especial. 

 

Valeu Dom...

 

Forte abraço a todos e até a próxima.

 

Betão Star Trips

 

 

CURTAM ALGUNS VÍDEOS QUE GRAVEI DURANTE A APRESENTAÇÃO DO DIA 21/05/2016:

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive