RAMMSTEIN NO BRASIL - MAXIMUS FESTIVAL - 07/09/2016

June 6, 2016

Foi por volta do ano de 2004 que ouvi falar da banda alemã Rammstein pela primeira vez. Um de meus tantos amigos rockeiros, Vini Oliveira, sabendo que eu curtia heavy metal, perguntou-me se eu conhecia a banda. Ao ouvir minha resposta negativa, Vini foi logo recomendando a mais urgente audição.

 

Confesso que meu primeiro contato não foi lá muito promissor. Neste ano de 2004, o Rammstein estava lançando o seu quarto álbum de estúdio, Reise Reise, e uma das músicas de trabalho da banda era a canção Amerika.

 

E foi justamente esta canção com a qual fui apresentado à banda. A música é, na verdade, uma sátira ao modo de vida americano e até certo ponto, uma crítica à globalização cultural. Em termos de sonoridade, a música resume perfeitamente o estilo musical da banda, ou seja, um heavy metal industrial forte e moderno, potente e performático e de conteúdo crítico deveras ácido.

 

Entretanto, creio que eu ainda não estava preparado para tudo aquilo. Estranhei o forte sotaque da Alemanha Oriental que o vocalista Till Lindemann parecia fazer questão de ressaltar. Estranhei também o tom de ópera que estava presente em algumas partes da música; não assimilei a mistura dos teclados com o peso das guitarras, o qual conferia à música algo meio dançante... Enfim, ouvi a música uma única vez e por algum tempo deixei o Rammstein de lado.

 

Foi somente em 2010, por ocasião da segunda passagem da banda pelo Brasil (eles se apresentaram em São Paulo nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na antiga casa de shows Via Funchal) que fui me ater ao som dos caras novamente.

 

Nesta época, eu apresentava o programa Star Trips via Rádio Star Sul FM (todos os domingos, das 19 às 22 horas) e resolvi incluir Rammstein na programação. Conheci então o trabalho que eles haviam lançado em 2009, o álbum "Liebe Ist Für Alle Da" e fiquei impressionado com o que ouvi. E apesar da letra altamente controversa da música "Ich tu dir weh", foi justamente ela que escolhi para apresentar o Rammstein aos meus ouvintes. Deste dia em diante, virei um super fã dos alemães.

 

 

 

SOBRE O RAMMSTEIN

 

O Rammstein está na ativa (oficialmente) desde o ano de 1994 e a grande maioria de seus integrantes são de origem da parte oriental da cidade de Berlin. E um detalhe de grande importância na banda é que sua formação se mantém extremamente estável desde o início, sendo que a única mudança de formação foi, na verdade, a entrada posterior de dois novos integrantes (o guitarrista Paul Landers e o tecladista Christian - Doctor Flake - Lorenz).

 

A banda é comumente classificada como Metal Industrial; todavia, o som deles vai muito além disso. Trata-se de uma mistura de sons extremamente pesados, porém bastante melodiosos, os quais contém riffs pesadíssimos de guitarra, baixo e bateria muito marcantes e passagens de teclado muito interessantes e que conferem muita modernidade e sofisticação às músicas; tudo isto faz com que o Rammstein seja uma banda muito difícil de ser enquadrada num único estilo.

 

Em termos visuais, temos neste quesito outro ponto muito forte e marcante com relação ao Rammstein. A começar pelo vocalista Till Lindemann, o qual além de ser muito bom cantor - dono de uma voz poderosa - tem uma performance de palco extremamente vigorosa. Outro integrante com visual muito característico e com ótima performance de palco é o tecladista Christian Lorenz.

 

Os temas abordados nas letras das músicas do Rammstein são geralmente muito controversos, indo de críticas políticas e religiosas até temas ligados à perversão sexual. Neste quesito, o grande responsável por tudo isto é certamente o vocalista Till Lindemann, o qual, entre outros tantos atributos, é poeta, tendo inclusive dois livros de poemas já publicados ("Messer", publicado em 2002 e “In Stillen Nächten” lançado em 2013).

 

Eu particularmente ainda não entendi totalmente a mensagem que a banda quer passar para seu público. Não está claro para mim se eles querem chocar a sociedade sem ter um objetivo a mais por trás, buscando simplesmente um sucesso comercial ou se as letras polêmicas e até certo ponto ofensivas buscam justamente mostrar ao mundo toda a hipocrisia que está incutida na cabeça das pessoas, fazendo com que todos passem a olhar para temas controversos com olhos mais abertos.

 

Por tudo o que li e ouvi sobre a banda e sobre seu vocalista - certamente o líder do grupo - minha tendência é a de crer que a segunda opção seja a mais assertiva. Somado a tudo isto, a sonoridade forte e intrincada e as imagens e os vídeos impactantes acabaram por me cativar, fazendo com que eu, independente dos temas pesados, tenha me tornado um fã ardoroso do grupo.

 

Os clipes da banda são extremamente bem elaborados e, via de regra, tal qual os temas das letras, são bastante polêmicos, envolvendo inclusive cenas de violência, perversão, sexo, sofrimento e críticas religiosas.

 

Chegamos finalmente às apresentações ao vivo; e estas são certamente a cereja deste grande "bolo germânico" chamado Rammstein. Os palcos são cheios de estruturas metálicas escuras e fumacentas, lembrando literalmente grandes fábricas repletas de maquinário pesado. Explosões e impressionantes labaredas de fogo são muito comuns durante as apresentações.

 

E mais uma vez entra em cena o polivalente Till Lindemann, pois o cara é o mestre das pirotecnias que ocorrem no palco. Em 1996, por ocasião de um acidente ocorrido num show, onde uma das estruturas metálicas do palco desabou em chamas sobre parte da plateia, ferindo alguns fãs, Till Lindemann resolveu estudar técnicas de pirotecnia e tornou-se técnico profissional nesta área, passando a coordenar pessoalmente todos os efeitos pirotécnicos dos shows. Numa entrevista concedida à Revista Rolling Stones, Lindemann enfatiza inclusive que, por conta da grande responsabilidade que estas atividades lhe conferem, ele não bebe nada alcoólico e nem faz uso de nenhum tipo de drogas durante as apresentações. Depois do show, entretanto, ele mesmo diz "welcome to my nightmare".

 

A parte teatral é outro fator que torna os shows muito cativantes. E neste quesito, o destaque vai novamente para o vocalista Till Lindemann e também para o tecladista Christian Lorenz, os quais tem uma presença de palco muito característica, personificando as letras em performances por vezes hilárias e geralmente muito impactantes.

 

Muito mais poderia ser dito e falado à respeito do Rammstein e de seus integrantes. Deixo, entretanto, espaço para que vocês possam ir à caça de mais informações sobre o intrigante mundo deste bando de malucos germânicos.

 

 

 

MAXIMUS FESTIVAL

 

 

No dia 7 de setembro de 2016, uma quarta-feira, feriado nacional, será realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a primeira edição do Maximus Festival, evento musical que terá os alemães do Rammstein como a atração principal do Festival; outras 14 atrações internacionais e nacionais farão parte deste grande espetáculo, tendo como destaque outros grandes nomes do heavy metal, tais quais Marilyn Manson, Hellyeah (projeto musical da qual faz parte Vinnie Paul, Ex-Pantera), Disturbed, Bullet For My Valentine e os brasileiros do Project 46.

 

 

O festival terá 12 horas de duração, onde as 15 bandas contratadas se apresentação divididas em três palcos distintos. A seguir, apresentamos o line up de cada palco:

 

 

MAXIMUS STAGE:

 

Rammstein

Disturbed

Hallestorm

Hallyeah

Hollywood Undead

 

 

ROCKATANSKY STAGE:

 

Marilyn Manson

Bullet For My Valentine

Black Stone Cherry

Shinedown

Steve N' Seagulls

 

 

THUNDER DOME:

 

Raveneye

Project 46

Far From Alaska

Woslom

Ego Kill Talent

 

VÍDEOS DO RAMMSTEIN

 

Confiram a seguir alguns clipes musicais e apresentações ao vivo da banda Rammstein para saber o que os esperam no Maximus Festival...

 

 

AMERIKA (Official video)

 

 

FEUER FREI! (Official video) - Esta música fez parte da trilha sonora do filme "Triplo X"

 

 

 

BENZIN (Official video)

 

 

 

ICH TU DIR WEH (Official video)

 

 

 

KEINE LUST (Official video)

 

 

 

ENGEL (LIVE FROM MADISON SQUARE GARDEN) - 2010

 

 

 

ICH TU DIR WEH (LIVE FROM MADISON SQUARE GARDEN) - 2010

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

BANDA INGLESA "JAMES" FAZ SHOW SENSACIONAL NA TORRE DE BELÉM

September 9, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive