13 DE JULHO - DIA "MUNDIAL" DO ROCK... SÓ QUE NÃO...

July 12, 2016

 

Creio que atualmente esta informação já não seja mais tão surpreendente para um grande número de rockeiros Brasil afora.

 

Entretanto, em função de ter ouvido um locutor de uma grande e conhecida rádio comercial de São Paulo (que define sua programação como exclusivamente voltada para o rock) tagarelando sobre o dia 13 de julho como o "Dia Mundial do Rock", resolvi então fazer este pequeno texto contando aos leitores deste humilde blog que tal data é conhecida como tal apenas no Brasil.

 

Tal fato deve decorrer em função de dois motivos principais. O primeiro deles leva em conta que no dia 13 de julho de 1985, foi realizado o mega show LIVE AID, evento idealizado pelo músico irlandês Bob Geldof, o qual contou com dezenas de estrelas do mundo do rock e foi organizado com o nobre intuito de angariar fundos para minimizar a triste realidade de fome e pobreza que assolava a Etiópia.

 

Já o segundo motivo que deve ter influência na comemoração desta data como o dia mundial do rock, foi o desejo manifestado pelo músico Phil Collins de que a partir de então, tal data fosse considerada como o dia mundial do rock, face à linda mobilização de tantos e tantos artistas em prol de uma causa humanitária tão importante naquele momento mundial.

 

E por fim, segundo informações amplamente difundidas na internet, duas Emissoras de Rádio de São Paulo que defendiam a bandeira do rock, apoiaram o desejo de Phil Collins e, por volta de meados dos anos 1990, começaram a divulgar em suas programações a data de 13 de julho como o dia mundial do rock.

 

Ocorre que, no restante do mundo, a sugestão de Phil Collins não pegou. Inclusive, há relatos de controvérsias a respeito de tal data em função de que haveriam outros eventos mais importantes no mundo e na história do rock, os quais poderiam ser mais seriamente levados em conta para a definição de uma data comemorativa do rock em nível mundial.

 

De concreto, nada foi decidido até hoje. E sendo bem sincero, nem sei se este tipo de discussão vem ocorrendo nos grandes rincões do rock mundo afora.

 

Independente da data ser comemorada apenas no Brasil, eu e tantos outros amigos apreciadores de rock, acabamos por considerar o dia 13 de julho como um dia muito importante para aqueles que celebram o rock diariamente. Mesmo que seja apenas nas terras brazucas, é muito legal ter um dia para comemorar este estilo musical que tantas e tantas alegrais vem trazendo para nós, rockeiros.

 

Fica aqui a minha saudação rockeira a todos aqueles que, como eu, fazem do rock a sua religião:

 

LONG LIVE ROCK AND ROLL!!!!!

 

Forte abraço.

 

Betão Star Trips.

Please reload

Featured Posts

A SAGA DO VINIL... DE SÃO PAULO À LISBOA... E ALÉM...

March 1, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags